CLDS 4G

MoGadouro, Gentes, Gestos e Garra

Objetivos a atingir com o CLDS 4G

1

Aumentar os níveis de coesão social do concelho de Mogadouro dinamizando a alteração da sua situação socioterritorial.

2

Concentrar a intervenção nos grupos populacionais que evidencia fragilidades mais significativas, promovendo a mudança na situação das pessoas tendo em conta os seus fatores de vulnerabilidade.

3

Potenciar a congregação de esforços entre o sector publico e o privado na promoção e execução dos projetos através da mobilização de atores locais com diferentes proveniências.

4

Fortalecer a ligação entre as intervenções a desenvolver e os diferentes instrumentos de planeamento existentes de dimensão municipal.

MoGadouro, Gentes, Gestos e Garra

O programa CLDS – 4G de Mogadouro, designado “MoGadouro, Gentes, Gestos e Garra”, é um projeto promovido pela Câmara Municipal de Mogadouro, coordenado pela Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro (SCMM) e financiado pelo Instituto de Segurança Social, IP, que permitirá minimizar a exclusão social por ser um instrumento que visa intervir numa lógica de proximidade.

Comunidade e Parcerias

Sendo um projeto para, e com, a comunidade, pretende-se potenciar parcerias e promover uma intervenção e ação integradas considerando os objetivos previstos, que abrangem áreas como o envelhecimento, desemprego, capacitação e empreendedorismo.

Objetivos do Projeto

Promover a Inclusão Social dos Cidadãos; Aumentar a empregabilidade e qualificação; Combater situações críticas de pobreza, particularmente a infantil, da exclusão social; Promover a inclusão ativa das pessoas com deficiência e incapacidade; Ações socioculturais que promovam o envelhecimento ativo e autonomia das pessoas idosas e ações de combate à solidão e ao isolamento.

Ações a desenvolver

As ações a desenvolver pelos CLDS – 4G integram os seguintes eixos de intervenção:
Eixo 1: Emprego, formação e qualificação.
Eixo 2: Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.
Eixo 3: Promoção do envelhecimento ativo e apoio à População Idosa.

Destinatários das Operações:

• Desempregados;
  • Desempregados de longa duração;
  • Jovens à procura do 1.º emprego;
  • Beneficiários do Rendimento Social de Inserção;
  • Pessoas com deficiência e incapacidade;
  • Empresários;
  • Instituições;
  • Entidades empregadoras locais;
  • Pessoas com deficiência e incapacidade;
  • Alunos que concluíram o sistema educativo;
  • Alunos que abandonaram o sistema educativo;
  • Alunos do ensino secundário;
  • Famílias;
  • Crianças e Jovens.

O Significado Do Logotipo

O logotipo do CLDS 4G Mogadouro simboliza a ligação entre os três eixos do CLDS e as pessoas.

Eixos

Representação dos 3 Eixos do CLDS