EIXO I
Emprego, formação e informação empresarial.
Paulo Coelho
Técnico Eixo I
O meu nome é Paulo Coelho sou técnico do projeto CLDS-4G (Contratos Locais de Desenvolvimento Social). Sou a pessoa responsável pela interação entre as empresas e a sociedade.
Economista
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NOTÍCIAS EIXO I
Últimas notícias do EIXO I
As ações a realizar no âmbito do eixo 1 consistem em:
- a) favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal, dos desempregados, designadamente:
i) capacitar e ajudar a desenvolver atitudes de procura ativa de emprego;
ii) informar sobre o conteúdo e abrangência das medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção em instituições do território;
iii) apoiar o enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo nos diferentes programas e instrumentos de apoio, promovendo o encaminhamento dos interessados para o apoio técnico;
iv) informar e encaminhar para oportunidades de qualificação desenvolvidas pelas autoridades públicas e privadas;
- c) contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional;
- d) desenvolver ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário, numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial.
- b) sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para uma participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social;
ATIVIDADES
Atividade Número: 1
Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através da capacitação e ajuda ao desenvolvimento de atitudes de procura ativa de emprego.
Executar atividades como:
· Acompanhar no processo de procura de emprego orientando os desempregados na elaboração de cartas de apresentação, currículos vitae, formação dos desempregados para preparação para entrevistas, cartas de resposta a anúncios.
· Acompanhar no processo de procura de emprego orientando os desempregados na elaboração de cartas de apresentação, currículos vitae, formação dos desempregados para preparação para entrevistas, cartas de resposta a anúncios.
Aproximar os serviços de apoio ao emprego à população, apoiando jovens e adultos desempregados na definição ou desenvolvimento do seu percurso de inserção ou reinserção no seu mercado de trabalho.
Capacitar as pessoas para ações de procura ativa de emprego.
Atividade Número: 2
Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através da informação e encaminhamento para oportunidades de qualificação desenvolvidas pelas autoridades públicas e privadas.
Executar atividades como:
·Acompanhar o desempregado no processo de aquisição de competências;
· Visita ao Instituto Politécnico de Bragança.
·Acompanhar o desempregado no processo de aquisição de competências;
· Visita ao Instituto Politécnico de Bragança.
Promover a integração em formações ou cursos para aquisição de competência com vista à inserção no mercado de trabalho.
Capacitar as pessoas com competências adequadas para a futura profissão.
Atividade Número: 3
Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através da informação sobre o conteúdo e abrangência das medidas ativas de emprego e oportunidades de inserção em instituições no território.
Executar atividades como:
· Fornecer informação aos desempregados sobre as medidas ativas de emprego existentes e identificação das instituições que as promovem.
· Fornecer informação aos desempregados sobre as medidas ativas de emprego existentes e identificação das instituições que as promovem.
Promover a integração de desempregados nas instituições locais através dos contratos de inserção definidos pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Diagnóstico das medidas ativas de emprego existentes e das entidades promotoras; integração das pessoas nas medidas ativas de emprego.
Atividade Número: 4
Sensibilizar os empresários, as instituições e as entidades empregadoras locais para a participação ativa na concretização de medidas ativas de emprego e em processos de inserção profissional e social.
Executar atividades como:
· Planificação e desenvolvimento de ações de (in)formação destinadas aos empresários e potenciais empregadores; · Auxiliar as entidades empregadoras na candidatura a medidas ativas de emprego.
· Planificação e desenvolvimento de ações de (in)formação destinadas aos empresários e potenciais empregadores; · Auxiliar as entidades empregadoras na candidatura a medidas ativas de emprego.
Realizar ações de sensibilização /informação ao empreendedorismo.
Responder a necessidades de informação.
Atividade Número: 5
Favorecer os processos de integração profissional, social e pessoal dos desempregados através do apoio ao enquadramento de projetos de autoemprego e de empreendedorismo nos diferentes programas e instrumentos de apoio, promovendo o encaminhamento dos interessados para o apoio técnico.
Executar atividades como:
· Levantamento das medidas e projetos de apoio financeiro ao autoemprego e de empreendedorismo;
· Workshop apresentado por um empreendedor a relatar a sua experiência;
· Visita à “Think Conference”;
· Visita a uma empresa criada através de uma incubadora de empresas.
· Levantamento das medidas e projetos de apoio financeiro ao autoemprego e de empreendedorismo;
· Workshop apresentado por um empreendedor a relatar a sua experiência;
· Visita à “Think Conference”;
· Visita a uma empresa criada através de uma incubadora de empresas.
Motivar os desempregados para a criação de projetos de autoemprego e de empreendedorismo.
Sensibilização da população para a importância do empreendedorismo.
Atividade Número: 6
Contribuir para a sinalização, encaminhamento e orientação de alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo, no sentido de desenvolver ações de favorecimento da integração profissional.
Executar atividades como:
· Recolha de informação dos alunos que abandonam ou concluam o sistema educativo;
· Realização de workshops com o intuito de favorecer a integração profissional dos mais jovens;
· Integração por 1 dia dos jovens em contexto de trabalho.
· Recolha de informação dos alunos que abandonam ou concluam o sistema educativo;
· Realização de workshops com o intuito de favorecer a integração profissional dos mais jovens;
· Integração por 1 dia dos jovens em contexto de trabalho.
Diagnosticar as necessidades de orientação dos jovens na sua integração profissional.
Listar os alunos que abandonam ou concluem o sistema educativo; capacitar para a inserção na vida ativa; desmistificar a profissão pretendida pelo jovem de forma a decidir conscientemente.
Atividade Número: 7
Desenvolver ações que estimulem as capacidades empreendedoras dos alunos do ensino secundário, numa perspetiva de reforço da iniciativa, da inovação, da criatividade, do gosto pelo risco e que constituam uma primeira abordagem à atividade empresarial.
Executar atividades como:
· Promover ações de incentivo destinadas ao espírito empreendedor;
·Visita a uma incubadora de empresas;
·Visita a uma empresa local;
·Realização de um evento de promoção da empregabilidade, empreendedorismo e oportunidades de autoemprego;
·Concurso de ideias empreendedoras “O meu sonho de empresa é”.
· Promover ações de incentivo destinadas ao espírito empreendedor;
·Visita a uma incubadora de empresas;
·Visita a uma empresa local;
·Realização de um evento de promoção da empregabilidade, empreendedorismo e oportunidades de autoemprego;
·Concurso de ideias empreendedoras “O meu sonho de empresa é”.
Motivar os alunos a desenvolverem um espirito empreendedor.
Sensibilização dos jovens para a importância do espirito empreendedor.
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