EIXO II

EIXO II

Intervenção familiar e parental, preventiva da pobreza infantil.





Lara Marcos

Técnica Eixo II
O meu nome é Lara Marcos sou técnica do projeto CLDS-4G de Mogadouro. Sou a pessoa responsável pela intervenção nas famílias.

Psicóloga Clínica
Telef: 926 222 577
Email: [email protected]





Cheila Mendonça

Técnica Eixo II

O meu nome é Cheila Mendonça sou técnica substituta do projeto CLDS-4G de Mogadouro. Sou a pessoa responsável pela intervenção nas famílias.

Animação e Produção Artística 
Telef: +351 926 222 582
(Chamada para a rede móvel nacional)
Email: cheilamendonca-clds4@misericordiamogadouro.com

Gentes Com
Todos

Famílias com
Garra

Gestos
Saudáveis

Gabinete de Intervenção Familiar

As ações a realizar no âmbito do eixo 2 consistem em:

· a) em ações dirigidas, prioritariamente, aos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de os apoiar:
i) em processos de qualificação familiar, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise;
ii) na mediação dos conflitos familiares, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças, promovendo a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens;

ii) na mediação dos conflitos familiares, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças, promovendo a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens;
· b) em ações de mobilização das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, promovendo estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade, nomeadamente através da participação deste em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

ATIVIDADES

Atividade Número: 8

Gentes com todos.

Ações dirigidas, prioritariamente, aos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de os apoiar em processos de qualificação familiar, designadamente os que propiciam a informação sobre os seus direitos de cidadania, o desenvolvimento de competências dos respetivos elementos e de aconselhamento em situação de crise.

Promover ações sensibilização e educação para estimular o exercício dos direitos e deveres de cidadania:
· Workshops com as crianças e famílias onde se explica o conceito de cidadania;
· Atividades de jogos com as crianças e famílias para explorar os direitos e deveres dos cidadãos;
· Promover com os destinatários visitas a locais representativos da cidadania.
Estimular o exercício dos direitos e deveres de cidadania.
Sensibilização das crianças, jovens e família para a importância sobre os direitos da cidadania.

Atividade Número: 9

Famílias com Garra.

Ações dirigidas, prioritariamente, aos agregados familiares de baixos rendimentos com crianças, com o propósito de os apoiar na mediação dos conflitos familiares, em articulação com as equipas que intervêm com as famílias e/ou as suas crianças, promovendo a proteção e promoção dos direitos das crianças e jovens.

Executar atividades como:
· Promover ações sensibilização e educação para mediar os conflitos familiares;
· Workshop sobre direito à educação;
· Workshop sobre direito à saúde;
· Workshop sobre violência doméstica;
· Workshop sobre violência no namoro;
· Workshop sobre abusos sexuais;
· Workshop sobre o álcool no seio familiar.
Estimular o exercício dos direitos das crianças e jovens.
Sensibilização das famílias e da sociedade em geral para os direitos das crianças e jovens.

Atividade Número: 10

Gestos Saudáveis

Em ações de mobilização das crianças e jovens, em especial as que pertencem a agregados de baixos rendimentos, promovendo estilos de vida saudáveis e a integração na comunidade, nomeadamente através da participação deste em ações nos domínios: da saúde, do desporto, da cultura e da educação para uma cidadania plena.

Promover workshops  nas áreas – saúde (drogas e os seus riscos, explicar os processos de nascimento, crescimento e envelhecimento); desporto (a importância do exercício físico, jogos de equipa, atividades na piscina, atividades ao ar livre); cultura (visita a museus e exposições, visitas à biblioteca,  jogos tradicionais, participação em atividades musicais e danças tradicionais); educação (valorização do dinheiro e gestão doméstica, sensibilização para a problemática das limitações físicas).

Envolver as crianças num processo de aquisição de novas competências sociais e pessoais que permitam a mudança e melhoria do desenvolvimento familiar e parental, sensibilizando para a diferença, direitos e deveres de cidadania.
Envolver nos workshops/ações em média 20 destinatários.

Gabinete de Intervenção Familiar

Saiba mais sobre o gabinete.

Descrição

O Gabinete tem como princípios o atendimento individualizado aos agregados familiares com crianças, no apoio ao exercício da cidadania e no acesso aos direitos sociais. Sensibilização das famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, encaminhamento para equipas de referência e a mediação de conflitos familiares. 

Destinatários:

Famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social.

estagio-profissional-escritorio

Deixe-nos os seus contactos.

Ligamos o mais breve possível.